Mato Grosso, Segunda-Feira, 29 de Abril de 2024     
Novo Portal
Audiência pública debate Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
Audiência pública será realizada 23 de agosto, terça-feira, em Cáceres
Audiência pública debate Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
18/08/2005 17:29:12
por Coordenadoria de Comunicação Social

A Universidade de Estado de Mato Grosso, Unemat, em parceria com o Conselho Estadual de Mato Grosso, Cee, discutem a avaliação da Educação Superior no Sistema Estadual de Ensino. Em audiência pública, as instituições promovem debate com a comunidade sobre o termo de cooperação Sinaes (Sistema nacional da Educação Superior)/Conaes (Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior).

A audiência pública será realizada nesta terça-feira (23), às 13h30, no Auditório Levy da Silva Al, escritório de Assistência Jurídica, Emaj, em Cáceres.

13h00- Abertura:

Prof Alaídes Alves Mandieta, presidente do Conselho Estadual de Educação, Cee/MT

13h30- Apresentação:

Técnico João Oracy Oliveira Barbosa

14h00- Contextualização:

Conselheira: Regina Lúcia Borges Araújo

Debate, coordenação: Conselheiro Carlos de Souza

16h30- Encerramento.

Sobre o Sinaes.

Três características são básicas: a avaliação institucional como centro do processo avaliativo; a integração de diversos instrumentos com base em uma concepção global; o respeito à identidade e à diversidade institucional.

A proposta está constituída por três modalidades de instrumentos de avaliação aplicados em diferentes momentos, sendo eles:

1. Avaliação das Instituições de Educação Superior (Avalies) – é o centro de referência e articulação do sistema de avaliação.

2. Avaliação dos Cursos de Graduação (Acg) – avalia os cursos de graduação por meio de instrumentos e procedimentos que incluem visitas in loco de comissões externas, designadas pelo Inep.

3. Avaliação Nacional do Desempenho dos Estudantes (Enade) – aplica-se aos estudantes do final do primeiro e do último ano do curso, estando prevista a utilização de

procedimentos amostrais. O Enad é uma prova aplicada aos acadêmicos dos cursos selecionados anualmente pelo MEC. Os acadêmicos deverão ser inscritos pelos Departamentos/ Coordenação dos Cursos.

A continuidade, a legitimidade e a preservação da identidade institucional dependem da participação de toda comunidade universitária nas atividades avaliativas. Em 2005, a Unemat vem dando andamento ao processo avaliativo na Instituição, com algumas modificações para nos adequarmos às diretrizes do Sinaes, instituído pela lei 10861 de 14 de abril de 2004.

Nesta nova configuração as práticas de avaliação continuarão fazendo parte do cotidiano acadêmico, como forma de repensar as ações acadêmicas e subsidiar a formulação e implementação de políticas.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 139513
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada